top of page

SANTOS, Edmar Ferreira. O poder dos Candomblés: perseguição e resistência no Recôncavo da Bahia. 1. ed. Salvador: Editora da UFBA, 2009. v. 1. 209 p. < https://repositorio.ufba.br/handle/ufba/179>

SANTOS, Edmar Ferreira. A "terra da macumba": política, imprensa e perseguição religiosa no Recôncavo baiano. In: Valter Roberto Silvério; Fúlvia Rosemberg; Regina Pahim Pinto. (Org.). Relações Raciais no Brasil: pesquisas contemporâneas. 1ed.São Paualo: Contexto, 2011, v. 1, p. 51-72.

SANTOS, Edmar Ferreira. Memória e História Afro-Brasileira: experiências preservadas, recriadas e contadas pelo povo de santo na Bahia. In: Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Memória, (Auto)Biografia e Diversidade: questões de método e trabalho docente. 1ed.Salvador-BA: EDUFBA, 2011, v. 1, p. 307-326.

SANTOS, Edmar Ferreira. Religiosidade africana e afro-brasileira: notas para o ensino de História da África no Brasil. In: Valter R. Silvério; Érica K. Mattioli; Thais L. Madeira. (Org.). Relações Étnico-Raciais: Um percurso para educadores. 1ed.São Carlos-SP: EDUFSCAR, 2012, v. 2, p. 7-320.

SANTOS, Edmar Ferreira. Bitedô, cartografias da memória: territorialidades africanas e afro-brasileiras no Recôncavo Baiano. In: VI Encontro Estadual de História - ANPUH, 2013, Ilhéus. Anais Eletrônico, 2012.

SANTOS, Edmar Ferreira. Perspectivas para o uso da literatura africana no ensino de História: experiências de pesquisa. In: Congresso Nacional de Educação, 2017, Paraíba-PB. Anais do IV CONEDU. Campina Grande-PB: Editora Realize, 2017. v. 1.

SANTOS, Edmar Ferreira. Um desbravado armado de machado e foice: práticas de cura e religiosidade negra no Recôncavo baiano. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, v. 17, p. 35-55, 2018. <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7229>

SANTOS, Edmar Ferreira. A literatura africana no ensino de História: construindo perspectivas metodológicas a partir de experiências de pesquisa em sala de aula. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Políticas públicas na educação brasileira: diversidade. 1ed.Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 5-226.

SANTOS, Edmar Ferreira. Uma vitória fundamental no STF: o povo de santo contra o racismo. justificando.cartacapital.com.br, São Paulo - SP, 29 mar. 2019. < https://jornalggn.com.br/artigos/uma-vitoria-fundamental-no-stf-o-povo-de-santo-contra-o-racismo/>

SANTOS, Edmar Ferreira. O povo de santo na moderna Bahia: novas performances na defesa do patrimônio cultural negro. In: XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2020, Curitiba-PR. Caderno de resumos do XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Curitiba-PR: COPENE, 2020. v. 01. p. 575-584.

SANTOS, Edmar Ferreira. ÀWÚRE - Análise de dados quantitativos e qualitativos da pesquisa de percepção do racismo, sexismo e intolerância religiosa aplicado com profissionais do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes. MACROTEMÁTICA: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. 2021.

SANTOS, Edmar Ferreira. “Regra tácita”: Racismo religioso no ambiente escolar em Salvador e no Recôncavo baiano. REVISTA DA FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 32, n. 69, p. 106-124, 2023. < https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15073>

 

PRODUÇÃO DISCENTE

MAGALHÃES, Darlene Santos. “Os homens continuaram a beber e a conversar”: uma análise do cotidiano dos povos Ibos em 'O Mundo se Despedaça'. In: III SIEP Seminário Interdisciplinar em Ensino, Extensão e Pesquisa., 2015, Caetité. LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA/ http://siep3campus6.weebly.com/linguagem-cultura-e-memoacuteria.html, 2015. Orientador: Edmar Ferreira Santos.

MAGALHÃES, Darlene Santos. As representações dos métodos coloniais ingleses na Nigéria na narrativa de Chinua Achebe. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História) - Departamento de Ciências Humanas - Campus VI. Orientador: Edmar Ferreira Santos.

MAGALHÃES, Darlene Santos Magalhães. "Ele cortou com uma faca o que nos mantinha unidos e nos despedaçamos": as representações dos métodos coloniais ingleses na Nigéria a partir da narrativa de Chinua Achebe.. 2019. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Racial) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmar Ferreira Santos.

OLIVEIRA, Rúbia Maria. A cura que se crê, práticas que se teme: a história de Antônio da Silva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História) - Departamento de Ciências Humanas - Campus VI. Orientador: Edmar Ferreira Santos.

PINTO, Ricardo Ferreira. O medo da cura: perseguição e resistência aos curandeiros do arraial do Bonito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História) - Departamento de Ciências Humanas - Campus VI. Orientador: Edmar Ferreira Santos.

RODRIGUES, Maria de Fátima Souza. Nos trilhos imperiais: uma análise nos cadernos coloniais portugueses da perda da soberania de Gungunhana em Gaza no sul de Moçambique. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História) - Departamento de Ciências Humanas - Campus VI. Orientador: Edmar Ferreira Santos.

SANTANA, Nilvânia de Souza. Entre a ordem e a desordem: o indivíduo "de cor" na sociedade oitocentista do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmar Ferreira Santos.

SANTANA, Nilvânia de Souza. Literatura e ótica social: a ordem, a desordem e a cor nas memórias de um sargento de milícias de Manuel Antônio de Almeida. 2019. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Diversidade Étnico-Racial) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmar Ferreira Santos.

SANTOS, Solange Ribeiro dos. D. Adelaide Umbelina de Souza, uma curandeira de Bonsucesso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História) - Departamento de Ciências Humanas - Campus VI. Orientador: Edmar Ferreira Santos.

SILVA, Luciana de Jesus. A bandeira é o nosso guia: o desafio de reconstruir histórias a partir do reisado de uma comunidade negra rural. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Edmar Ferreira Santos.

bottom of page